Neste momento de inflação elevada a importância de acompanhar os índices de preços voltou a crescer, especialmente quando são necessárias a realização de captações, emissões de dívidas (especialmente CRA – Certificados de Recebíveis do Agronegócio), orçamentos, fluxos de caixa e os mais diversos tipos de planejamentos futuros.
Este artigo demonstrará como construir uma projeção do IPCA melhor que as disponibilizadas por bancos e consultorias, pois a fonte será a B3, onde diariamente são negociados contratos em IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) via instrumentos de cupom de IPCA, iremos detalhar mais adiante essa mecânica, e disponibilizaremos uma Planilha, com todas as fórmulas abertas, para facilitar a construção e entendimento destas projeções
Os problemas das projeções de bancos e consultorias são:
I – Não são atualizadas com os últimos eventos econômicos.
II – Representam as expectativas de um economista ou de um determinado departamento econômico.
As vantagens de utilizar os dados apurados nos mercados futuros da B3 são:
– As informações são totalmente regulamentadas e controladas.
– As informações são referência para o mercado e sua divulgação é pública.
– Os contratos são uma possibilidade real de negociação do IPCA.
– O valor dos contratos em IPCA (especificamente Futuro de Cupom de IPCA) negociados na B3 são consenso do mercado financeiro, dado que são o reflexo de negociações efetivadas.
– Representam as condições econômica correntes, pois são atualizados diariamente.
No passado as fontes adotadas pelo mercado eram diretamente os contratos futuros de IPCA, mas hoje as projeções de IPCA utilizadas pelo mercado vêm dos contratos Futuros de Cupom de IPCA conhecidos como DAP. Segue um link da B3 onde temos toda a especificação deste contrato: DAP
Não vamos nos aprofundar na mecânica de negociação dos contratos de DAP, mas somente dizer que estes contratos negociam as taxas de juros que estão sendo pagas pelo mercado em papeis indexados ao IPCA, por exemplo se um título tem uma taxa de IPCA + 7,50% ao ano dizemos que o Cupom deste título é 7,50%, ou seja, o cupom é a taxa de juros adicional ao IPCA.
Para a construção utilizaremos 2 conjuntos de dados:
1º Taxas de DI X Pré da B3, segue o exemplo abaixo:
2º Taxas de DI x IPCA segue o exemplo abaixo:
Essas taxas estão disponíveis no link de taxas referenciais da B3:
Os cálculos consistem no conceito de não arbitragem, onde uma taxa Pré-Fixada é equivalente a uma taxa IPCA + Cupom de IPCA, ou seja, não há diferença nas expectativas de rendimento estre estes dois papéis.
Para isso vamos expurgar da taxa DI x Pré a taxa do Cupom de IPCA de maneira que reste a taxa do IPCA. Essa é uma mecânica muito adotada em todos os mercados desde juros, moedas, índices etc. Temos um artigo que trata deste tema detalhadamente, caso tenham interesse em ver um segundo exemplo acesse: COMO CALCULAR O CUPOM CAMBIAL E SUA CURVA
Abaixo traremos um exemplo baseado com os dados da B3 de 29/07/2022 projetando o IPCA para 1 ano:
– Prazo: 360 dias corridos (1 ano) ou 246 dias úteis (obs: utilizaremos sempre os dados para cálculos em dias úteis assim na tabela da B3 utilize os dados da coluna denominada “252”)
– DI x PRE para 360 dias corridos, expresso em dias úteis 13,72%
– DI x IPCA para 360 dias corridos, expresso em dias úteis 7,86%.
Finalizando, segue uma imagem da planilha disponibilizada onde com a entrada dos dados da B3 e a atualização da data de referência é possível obter:
– IPCA Implícito e gráfico
– IPCA Acumulado e gráfico
Obs: já está implementado na Planilha a interpolação dos vértices, para que vocês tenham a curva pronta em qualquer período.
Acesse a Planilha Projeção IPCA Implícito
CalcBank - Cálculo de SPREAD bancário on-line
Conheça todas as funcionalidades do CalcBank, análises com cálculo de Spread.
Deixe um comentário