Para quem está negociando operações com duração até setembro de 2024, sim, as taxas de juros estão mais baixas. Isso significa que o efeito da queda dos juros impacta principalmente as operações de curto prazo. No entanto, para aqueles que planejam empréstimos ou investimentos de longo prazo, a análise deve ser mais cautelosa.
Após reduções em janeiro e março, a meta atual da taxa Selic é de 10,75% ao ano. Essa notícia pode nos levar a acreditar que as taxas de juros de empréstimos também estão seguindo o mesmo caminho descendente. No entanto, a resposta é mais complexa e depende do horizonte de tempo e das operações em questão.
Analisando as Curva do CDI na virada do ano, no final de fevereiro, em 12 de abril (anúncio da revisão das metas de superavit primário) e a curva de hoje pela manhã, observamos que as taxas de curto prazo estão caindo (seta azul) e que a partir de certo prazo as taxas têm apresentado significativas altas (setas vermelhas).
Clique na Imagem para ampliar
Exemplificando, se você está realizando uma captação com prazo de 3 anos e está exigindo taxas mais baixas porque sabe que a meta da taxa Selic está caindo (e vai cair mais), acabará frustrado pois o custo está na verdade subindo, (seta verde) e não terá sucesso na negociação.
O ideal é negociar com o mesmo indicador que o banco usa, o spread. Uma vez que o custo do dinheiro é definido pelo mercado, o banco sempre tentará puxar a taxa para cima para aumentar o spread, que é o lucro (taxa – custo do dinheiro). Se você conhece o custo do dinheiro também pode usar a mesma estratégia só que minimizando o spread do banco.
No gráfico da taxa Selic esperada no futuro derivada dos negócios realizados no mercado de DI da B3, temos precificado que a taxa terminal de juros neste ciclo de queda chegará próximo de 10,25% em meados de setembro, e voltará a subir alcançado o patamar de 12% ao ano. Acompanhar essa curva é crucial para não ficar refém de especulações e realizar negociações que tragam o máximo de benefício para sua empresa.
Clique na Imagem para ampliar
Veja como negociar focando no spread nestes artigos:
SOFTWARE É ARMA NA NEGOCIAÇÃO DE SPREAD COM BANCO
SPREAD, CUSTO EFETIVO TOTAL, % DO CDI, QUAL O MELHOR KPI?
SAIBA COMO É CALCULADO O SPREAD BANCÁRIO
CalcBank - Cálculo de SPREAD bancário on-line
Conheça todas as funcionalidades do CalcBank, análises com cálculo de Spread
Deixe um comentário