Escrito em por

Capital de Giro

projeção do CDI
A necessidade de projeções das taxas do CDI é frequente nos departamentos financeiros das empresas, seja para orçamentos, planejamento ou mesmo para se preparar para auditorias.

Sempre que necessitamos destas informações recorremos ao Google (algo que provavelmente você acabou de fazer), no qual relatórios de bancos e de empresas de consultoria financeira encontrados nem sempre estão atualizados ou compreendem o período desejado. Nossa proposta neste artigo é fornecer uma fonte que não tenha essas deficiências, pois as informações dos Contratos Futuros de DI que são negociados na BM&FBovespa são a melhor opção.

As projeções que podem ser extraídas destes contratos são precisas e atualizadas. Seguem as vantagens em se utilizar dessas informações:

Sintetizam a expectativa do mercado. Diariamente são negociados cerca de R$100 bilhões nesse mercado, não ficando assim dependente da visão de um determinado economista.

Os agentes que participam deste mercado são principalmente os bancos, que possuem expertise na área, conferindo precisão nos resultados.

A informações defasadas em 15 minutos são grátis, ou em tempo real, para quem adota um sistema como o CalcBank.

Atualmente o mercado de Futuros de DI tem negociações até 2030, possibilitando assim projeções de longo prazo e para qualquer período.

As informações são públicas e também referência no mercado financeiro e auditorias.

Vamos agora demonstrar como interpretar e calcular tais projeções:

As informações disponibilizadas pela BM&FBovespa, que nos interessam, são as cotações dos contratos futuros de DI de um dia e podem ser obtidas no link: Cotações on-line

Acessando está página, selecione DI1: DI de 1 dia.

projeção CDI Clique na imagem para ampliá-la

Os dados que nos interessam estão listados nestas colunas:

projeção CDI Clique na imagem para ampliá-la

A interpretação destas informações ocorre da seguinte maneira:

Vecto: Referente a data de vencimento do contrato.

Os contratos futuros de DI têm vencimentos no primeiro dia útil do mês. Cada mês tem um código como referência, conforme a tabela abaixo:

projeção CDI Clique na imagem para ampliá-la

O ano vem sempre no final.

As taxas são expressas sempre na base anual de 252 dias úteis.

Último Preço: é referente a taxa do último negócio realizado na BM&FBovespa. Assim, se gostaria de ter uma projeção durante o dia (em geral entre 9:00 e 18:00 o pregão está operando), devo utilizar esta taxa por ser a mais recente, refletindo as condições do momento (15 minutos defasado).

Taxa Ef. Anual (252): é a taxa efetiva que a BM&FBovespa apura no final do pregão como referencial para o dia. Esta é amplamente adotada como referencial por auditorias.

Vamos fazer um exemplo de interpretação destes valores:

Por exemplo: o Contrato V17 tem como taxa do último negócio 12,92%. Quer dizer que a projeção do CDI acumulado de 18/04/16 (data da coleta da informação) até o primeiro dia útil de outubro 2017 (02/10/17) é 12,92%, expressa numa taxa ano base 252 dias úteis.

Importante: Note que o termo acumulado acima foi colocado em destaque, pois essa taxa não é o CDI projetado para o dia 02/10/17, mas sim a projeção do CDI acumulado para este período. Ou seja, ao longo de todo este período teremos taxas CDI acima e abaixo de 12,92%, mas o acumulado de todas as taxas neste período é projetado em 12,92%.

Para saber qual a taxa CDI projetada justamente para essa data 02/10/17, temos que efetuar o seguinte cálculo:

Calcular a taxa acumulada de 18/04/16 até 02/01/18 (428 dias úteis). Veja que estamos utilizando também o contrato F18 (vencimento em 02/01/18), pois este é o contrato disponível com vencimento imediatamente posterior. E depois excluir a taxa acumulada até o contrato V17 (vencimento em 02/10/17, 367 dias úteis) que é o contrato disponível que contempla a data desejada.

Cálculo da taxa acumulada até 02/01/18.

projeção CDI Clique na imagem para ampliá-la

Cálculo da taxa acumulada até 02/10/17.

projeção CDIClique na imagem para ampliá-la

A taxa do CDI para o período compreendido entre essas datas e o próprio dia 02/01/18 é:

projeção CDI Clique na imagem para ampliá-la

CDI em 02/10/17 =-1 = 12,29% ao ano.

Agora fica fácil observar a diferença: o CDI acumulado, que é projetado pelos contratos futuros é 12,92%; enquanto o CDI projetado para 02/10/17 é 12,29% ao ano.

Para você fazer suas próprias projeções agora só falta uma tabela com os dias úteis, baixe neste link: Planilha de dias úteis.

Quer ter acesso à uma planilha com os dias úteis, para que você seja capaz de fazer suas próprias projeções?

Baixe o conteúdo grátis que nós da CalcBank preparamos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *